top of page

Método Canyoning


Método canyoning - corda livre

Quando pensamos em ancoragens para canionismo, é natural que venham à mente as ancoragens debreáveis, capazes de serem liberadas mesmo sob tensão. Essas ancoragens desempenham um papel fundamental ao facilitar os procedimentos e

minimizar os riscos envolvidos.


O método canyoning sem dúvidas é uma das melhores opções de ancoragem debreáveis, os benéficos que ela proporciona são vários tais como:


  • Facilidade no controle da descida

  • Travamento unindo os pontos

  • Menor desgaste da corda

  • Evita torções da corda

  • Fácil travamento



 

Como realizar a montagem:


1. Comece conectando um mosquetão com freio oito (ou similar) no ponto de ancoragem mais baixo de preferencialmente;

Método canyoning

2. Passe o chicote da corda por dentro das argolas ou malha rápida;

Método canyoning passagem da corda

3. Em seguida passe a corda no freio oito (ou similar) na passagem esportiva. Ajuste o comprimento da corda, e pronto! O método canyonig está confeccionado e pronto para liberar corda.

Método canyoning corda livre

 


A blocagem

Método canyoning blocado

Para travar o sistema e permitir que os esportistas utilizem a corda

para rapelar, utilizaremos uma chave de bloqueio com o nó de mula e um arremate. Essa combinação permite que o sistema fique travado de forma segura, ao mesmo tempo em que possibilita uma liberação rápida e simples quando necessário.


Além disso, ao realizar esse travamento, estamos agregando os dois pontos do sistema de ancoragem. Isso significa que ambos os pontos de ancoragem contribuem para a estabilidade e segurança do sistema como um todo.




Como realizar a blocagem


1. Pegue o lado da corda da mochila e puxe uma alça por dentro do elo maior do freio;

Método canyoning blocagem alça dentro do freio

2. Forme outra alça e passe por dentro da primeira. Aqui vale ressaltar que a corda da descida deve estar compreendida do meio das alças;

Método canyoning blocagem alça abraçando a corda

3. Puxe e ajuste o nó de mula;


Método canyoning travamento nó de mula

4. Realize um nó de arremate, como o nó pescador para finalizar.


 

Considerações


Ao chegar em uma ancoragem onde os pontos não estão conectados "backupeados", é crucial garantir a segurança da ancoragem. A primeira ação a ser realizada é colocar uma fita para unir os pontos e garantir a estabilidade do sistema

Vale lembra que não se pode passar a corda diretamente por dentro das chapeletas e sim nas argolas ou malha rápida, a não ser que elas sejam abauladas, e mesmo assim não é aconselhado pelo desgaste da corda e dificuldade para recuperar.


Certifique-se de estar familiarizado com as técnicas apropriadas e sempre priorize a sua segurança e a dos demais membros da equipe.

128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page