top of page
  • Foto do escritorÁvila

Você sabe a diferença entre Canionismo e Cachoeirismo?


Canionismo é a descida de desníveis seguindo o curso d’água utilizando-se de variadas técnicas de progressão como por exemplo: rapel, saltos, tobogãs, marcha aquática entre outras.


Considerado um esporte porque possuem competições o canionismo consiste de maneira simplificada em entrar em determinado cânion (não se engane no Brasil existem vários, aqui em Brazlândia mesmo temos alguns com cerca de 26 cachoeiras em seu interior) e ir percorrendo o leito do rio descendo as cachoeiras e recolhendo a corda da base utilizando técnicas específicas.


Já o Cachoeirismo consiste na descida de cachoeira ou cachoeiras seguindo ou não o curso d’água. Essa modalidade não pode ser considerada um esporte pois não possuem competição, aqui o que interessa é a descida da cachoeira utilizando técnicas verticais para a montagem e técnicas de rapel, geralmente o praticante pode descer várias vezes a mesma cachoeira no mesmo dia.


A maioria das pessoas tem seu primeiro contato com o meio vertical aqui, por ser uma prática mais difundida e acessível.



Nós do Cerrado Vertical oferecemos os dois cursos, sendo o de Canionismo mais voltado para a progressão dentro de um cânion e o de Cachoeirismo voltado para as técnicas e conhecimento básicos que todo praticante de qualquer atividade vertical deveria saber, incluindo os praticantes de canionismo.



Perde tempo não, vem pra água. Mesmo sem os cursos você consegue praticar com segurança essas atividades com a gente. Só bora!


240 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page